Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel
com Ônus Reais
Todo Imóvel, depois de construído e devidamente Averbado, passa a ter uma Matrícula única e Exclusiva no RGI (Cartório de Registro Geral de Imóveis) da Circunscrição/Região onde está localizado.
Nesta Matrícula são registrados todos os atos e fatos ocorridos durante a "vida" do Imóvel, e que careçam de legitimação.
Por exemplo: Venda do Imóvel, Casamento de seu proprietário, Divórcio de seu proprietário, Averbação de alterações no Imóvel, Alienação fiduciária, possíveis Embargos Judiciais, e muito mais.
A Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel com Ônus Reais nada mais é do que um histórico recente desta Matrícula (a "vida" do Imóvel); Quais foram os donos que ele teve e em quais datas; De que forma foi adquirido; Se tem embargos, gravames, fidúcias; Qualquer outra situação que possa negativar ou positivar a negociação de tal Imóvel; alterações no Estado Civil do proprietário; se é ou já foi garantia para pagamento de alguma dívida / financiamento, e muito mais.
A Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel com Ônus Reais tem validade de 30 dias, contados da data de sua solicitação.
Caso seja necessário ir mais "fundo" nas informações e no tempo, indica-se a Certidão Vintenária, que traz as mesmas informações, porém alcança os últimos vinte anos.